domingo, 11 de agosto de 2024

Eus

 Quantos eus eu já fui 

Quantos ficaram pelo caminho 

Quantos se perderam 

Quando para me encontrar, fiquei sozinho 

Quantos eus eu já quis ser 

E de quantos eu desisti 

Alguns tinham de ficar para trás 

Para eu conseguir chegar até aqui 

Quantos eus eu realizei 

Com um toque de sonho realizado, 

Daqueles que foram pedidos a uma estrela cadente 

Outros, deixados de lado 

Porque se não eu, seria alguém diferente 

Quando tenho de ser fiel a mim mesmo

Mas encontrar um eu que mereça que lhe seja fiel 

Alguns amargos, desconfiados

Outros doces, com travo de mel 

Quantos eus inspirados 

Quantos não se conseguiram inspirar 

Quantos eus eu ainda sou

Quantos ainda virei a alcançar 

Como o virar da folha 

Encontro mais sobre este eu, num poema 

Num momento de inspiração

Ou na resolução de um problema 

Porque a vida não tem uma equação 

Uma resposta única e correta 

Sei que este não é meu eu final

Mas um passo mais no processo 

Porque no dia em que achar que só sou um eu 

Começarei a andar para trás, em retrocesso 

Quantos eus eu já vi mal 

Quantos lutaram por um eu melhor 

Quanta luta, lágrimas, suor 

Quantos quiseram desistir do amor 

Mas nenhum eu poderia ser eu...sem amar 

Porque só resta desistir 

Para quem se recusa a acreditar 

E se este eu; hoje; não conseguir

Eu levanto-me como um outro alguém 

Disposto a voltar a tentar 

Repetir, reinventar 

Um eu é inspirado

Outro só saciado quando sente que pode inspirar 

Outros eus, e outros outros, 

Porque seja quem eu vier a ser 

Há coisas que qualquer eu

Não consegue não fazer 

Enraizado, vincado no âmago e essência 

Quantos eus ignoram a política 

Cada um sente diferente a religião 

Uns procuram a resposta

Outros divertem-se com a ciência 

Das coisas...do ser

Nenhum eu pode perder tempo

Porque não sabem o tempo que eu irei ter 


Sem comentários: